Como fazer imagens CHAMATIVAS para seu blog

segunda-feira, junho 04, 2018


>> Esse post ficou um pouco longo, mas eu garanto que vale a pena. 
Na semana passada eu estava divulgando meu blog no Facebook, como eu sempre faço quando me deparei com o seguinte comentário na minha foto:


Eu não posso deixar meus leitores na mão né, então é claro que eu vou mostrar pra vocês como eu faço, e quais as minhas estratégias na hora de fazer as imagens que eu uso para divulgar meu blog e meus posts.
Eu sempre faço minhas imagens seguindo aquilo que chama mais atenção no pinterest, por isso elas são quase sempre verticais, mas também faço de outros tamanhos para divulgar em outras redes sociais. O aplicativo que eu uso para fazer as imagens é o Canva, que é gratuito e tem várias itens que também são: imagens, formas, adesivos, fontes. Claro que também tem o conteúdo pago, mas você consegue tranquilamente fazer várias imagens sem precisar pagar nada.
Depois de fazer o download ou acessar pelo computador, você só precisa criar uma conta para começar.


Eu usei essa foto acima para divulgar meu post de ideias para o dia dos namorados (que você pode ler clicando aqui) , e ela trouxe muitos acessos para o blog, por isso vou reproduzi-la agora para mostrar exatamente como eu fiz.


O primeiro passo é encontrar uma imagem (tem que ter uma qualidade boa) que seja relacionada ao tema do post que você quer divulgar. O próprio Canva disponibiliza um banco de imagens muito variado, mas às vezes também procuro imagens em sites como Pexels e Unsplash, que tem inúmeras fotos livres de direitos autorais.
Observe que no banco de fotos do Canva, algumas tem um ícone de moeda ao lado, o que significa que você tem que pagar para poder usá-las. As que não tem ícone são grátis.


Depois de escolher a foto que você vai usar, é só posicionar do jeito que você achar que fica melhor. Em seguida você vai escrever o título do post, e se couber na foto, você também pode escrever um subtítulo. Pode-se usar os modelos de textos prontos e apenas substituir o que está escrito, ou excluir o modelo (clicando na lixeira que aparece no canto superior esquerdo) e adicionando seu próprio modelo de texto.
Para trocar a cor do texto, você precisa clicar no mesmo, e em seguida clicar na caixa colorida no canto inferior direito e escolher aquela que mais te agrada.


Para adicionar formas e figuras, você deve clicar no botão "+" no canto inferior direito, e escolher entre as formas que estão ali e clicar nela, e para adicionar figuras você só precisa escrever pelo que você está procurando, o que no meu caso seria "heart", e escolher. Depois, você ajusta o tamanho da figura e posiciona do jeito que você quiser. Para trocar a cor das formas e figuras o processo é o mesmo que o texto. 


Para inserir qualquer texto extra, novamente clicamos no ícone "+" localizado no canto inferior, em seguida no campo "texto", e "insira seu próprio texto" e formatar do jeito que você quiser, mudando o tamanho, a cor, a fonte...
Quando sua imagem estiver pronta, você só precisa clicar no campo "Compartilhar" no canto superior direito, e esperar até que a foto esteja pronta.


Agora que vocês já sabem os princípios básicos de como fazer uma imagem no Canva, aqui vão meus conselhos de como conseguir chamar a atenção com essas imagens.

  • Use cores vibrantes, e faça seus textos se destacarem. Como? Se usar uma cor escura no fundo, como vinho ou marrom, a cor do texto deverá ser clara, como branco ou bege. E vice-versa.
  • Não se esqueça de escrever o endereço do seu blog, ou qualquer outra rede social que você queira. 
  • Figuras não são sempre necessárias, mas se bem colocadas podem ser um fator a mais na hora de chamar a atenção. 
  • Dê destaque para as palavras chave do seu post. 
  • Escrever textos muito grandes não é bom, o ideal é escrever somente o essencial para o leitor ter uma ideia do que se trata o post. 


Instagram: @lethcalisto  |  Pinterest: lethcalisto  |  Tumblr: Aninha  

You Might Also Like

17 comentários

  1. Gostei muito das dicas, principalmente porque amooo usar o canva para fazer esses tipos de edições, fica bem legal!! Bjs

    Uma dica de post, metodo de divulgação nas redes sociais que você mais usa e quais que são mais rentáveis e geram visualizções....Estou adorando seu blog!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, significa muito pra mim. Obrigada também pela sua sugestão! Beijos.

      Excluir
  2. Eu descobri esse app nesses dias e achei maravilhoso. E super fácil de fazer e montar. Dica top pra quem ta começando.

    Beijos.

    vitoriamartini.com

    ResponderExcluir
  3. mt boas dicas, eu que adoro fotografar curti mt

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa dica, já ate baixei o app para testar ♥.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, realmente as fotos chamam a atenção e ajudam bastante.
    O Canva é uma ferramenta bem fácil de usar.
    Beijos

    https://dicasdizaidi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Super feliz que meu pedido foi realizado aqui haha obrigada pela atenção linda, e eu adorei, vou usar suas dicas, obrigada!
    www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico feliz que você gostou, e que meu blog foi útil pra você. Beijos!

      Excluir
  7. Olá
    Eu também edito as minhas fotos no Canva e adoro o site. Costumo usar muito a dica do contraste. Busco sempre colocar cor escura em fundo claro e vice versa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da dica :D
    Belo post :)
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  9. Com o canva é só amor, sempre que preciso fazer algumas imagens ou algo especifico eu vou direto nele.


    Chata Moderna

    ResponderExcluir

Popular Posts