Benefícios da Argila Verde

sexta-feira, fevereiro 08, 2019


Como eu já disse no post da resenha sobre os lenços demaquilantes com carvão ativado da Ruby Kisses (clique aqui para ler), eu estou num momento de, vamos dizer, conscientização das necessidades da minha pele, e estou buscando cuidar mais dela para mantê-la sempre hidratada e saudável.
E uma das alternativas que eu busquei para cuidar da pele foi a máscara de argila verde, graças a recomendação de uma amiga (Amanda, te amo). E é sobre essa argila que vou falar um pouco hoje.


  • O que é e para que serve a Argila Verde 
A argila verde é resultado da degradação de rochas magmáticas de origem vulcânica e é rica em magnésio, cálcio, potássio, alumínio, silício, manganês, fósforo, zinco e outros.
É uma opção muito recorrida por muitos, por ser fácil de usar, barata e ter diversas funções, apesar de ser mais usada no rosto.
Também tem outras cores de argila, com finalidades diferentes, que se vocês quiserem eu posso também falar sobre aqui no blog.


  • Máscara facial contra oleosidade 
Acho que já é de conhecimento de todos que a argila verde ganhou o coração das pessoas no tratamento caseiro por conter ação absorvente, e assim, diminuindo a oleosidade na pele. E por isso ela é tão usada como máscara facial. Podemos falar que ela também ajuda a prevenir cravos e espinhas, já que esses muitas vezes são causados pela oleosidade presente na pele. Ela também ajuda a regular a produção de sebo da cútis e fechar os poros do rosto. O ideal na hora de usar a argila como máscara facial é passá-la até duas vezes por semana.
Ela também ajuda a estimular a produção de colágeno, o que contribui para uma pele mais viçosa.




  • Limpeza do couro cabeludo 
Ajuda a tratar também a oleosidade do couro cabeludo, por ser também desintoxicante e anti-inflamatória, o que também ajuda a combater a caspa, psoríase e a calvície. Através do uso da argila, o couro cabeludo fica mais limpo e os fios crescem de maneira mais saudável.
O ideal é fazer essa hidratação do couro cabeludo com a argila a cada 15 dias.


  • Ameniza olheiras 
Também devido a ação absorvente da argila, pode ser usada com a finalidade de amenizar as olheiras por melhorarem a vascularização da pele.


  • Ameniza celulites 

Também ajuda na hora de tratar a celulite, que é o acúmulo de gordura, toxinas e líquidos, o que causa um enrijecimento das células.
O que argila contribui nesse caso é ajudar na eliminação dos líquidos retidos, e ainda estimular as células a se renovarem e se tornarem mais eficientes.



As máscaras e pastas de argila geralmente são feitas com duas partes de argila e uma de água, mas podem ser potencializadas também substituindo a água por óleos essenciais e vegetais ou soro fisiológico.

Eu espero que vocês tenham gostado do post de hoje, e que tenham se sentido incentivados a experimentar esses tratamentos caseiros com argila, e se realmente o fizerem, contem para mim aqui em baixo nos comentários, eu leio todos!


Instagram: @lethcalisto | Pinterest: lethcalisto | Tumblr: Aninha


You Might Also Like

2 comentários

Popular Posts