Dicas para manter o cabelo saudável

sexta-feira, junho 12, 2020


Não sei para vocês, mas a minha auto estima depende muito de como está o meu cabelo, e por isso, eu sempre tolo muitos cuidados com ele.
O cabelo é muito responsável pela auto estima de muitas outras pessoas, e requer cuidados específicos assim como qualquer outra parte do corpo.
Hoje eu quero trazer dicas de como manter o seu cabelo sempre saudável e consequentemente lindo.


  • Lave-os corretamente

Cada couro cabeludo tem uma necessidade e por isso não é correto estipular um "período" certo que você deva lavar o cabelo. Observe a necessidade do seu cabelo e lave de acordo com ela. Se for todos os dias, ou um dia sim e outro não, vai de você.
Além disso, não se esqueça de que você deve passar o shampoo apenas na raiz do cabelo, e com a espuma que ele formar, aplicar no restante do cabelo. Com o condicionador é o contrário, passe apenas do meio para as pontas, e nunca na raiz!


  • Cuide de acordo com a necessidade dele
A gente sabe que hidratar o cabelo é muito bom e que nos dá uma sensação maravilhosa, mas talvez ela não seja exatamente o que o seu cabelo precisa no momento, por isso, faça um teste de porosidade para poder saber com certeza qual o procedimento mais adequado para ele no momento: hidratação,  nutrição ou reconstrução. 
Para entender um pouco melhor o que é porosidade capilar e como identificar e tratar a sua, clique aqui e leia esse post super interessante e detalhado que eu trouxe para o blog!

  • Mantenha alimentação saudável

A saúde do cabelo está muito ligada à sua alimentação, pois ele absorve muitos nutrientes dos alimentos que você consome, por isso, assim como a saúde da pele, a do cabelo também pede que você mantenha uma alimentação saudável, e evite alimentos muito gordurosos ou com muita açúcar.


Você também pode gostar de: Resenha ampola Pantene - Love is in the Hair 


  • Não lave com água quente
A água em alta temperatura é muito prejudicial ao cabelo, porque retira a oleosidade natural do cabelo, o que acaba o deixando ressecado, e além disso, estimula a produzir mais óleo, o que obviamente vai deixar ele oleoso.
Procure sempre lavar em temperatura morna, ou se você gosta, lave em água fria. Mesmo no inverno quando procuramos deixar sempre a água o mais quente possível, tente evitar!

  • Pode lavar o cabelo a noite?
Mulheres sabem bem como é aquela dúvida "lavo antes de dormir ou acordo mais cedo para lavar amanhã?". Pois bem, sempre que possível opte por acordar mais cedo e lavar no dia seguinte, isso porque os cabelos precisam de longas horas para ficar completamente seco (em torno de 12 horas), e dormir com ele molhado não é uma boa ideia. Além da aparência que não vai estar muito boa, esse hábito também facilita a proliferação de fungos e bactérias.

  • Use protetor térmico
Esse é um passo muito importante na hora de modelar seus fios. Antes de passar chapinha, secador, modelador de cachos etc, não se esqueça de passar um protetor térmico para impedir que o calor dos equipamentos queimem e estraguem os seus fios.
Depois de passar o protetor térmico, é bom pentear os cabelos para poder espalhar bem o produto e garantir que todos os fios tenham proteção.


  • Mas não abuse do calor
Mesmo que tenha a proteção do protetor térmico, não abuse muito desses equipamentos. Sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente e assim ficar.
A chapinha, principalmente, diminui a umidade natural dos fios, o que acaba causando ressecamento e danificando as pontas.



Não deixe de ler: Como ter unhas perfeitas 

  • Limpar o couro cabeludo
É importante esfoliar o couro cabeludo pelo menos uma vez no mês para retirar as células mortas e ajudar na oxigenação. A esfoliação permite uma limpeza profunda, que entre seus benefícios está o fato de que essa limpeza irá permitir que o "caminho" fique livre para que o couro cabelo absorva melhor os nutrientes.



Gostou das dicas? Então comece a colocar em prática o mais rápido possível e veja a transformação que vai acontecer no seu cabelo e na sua auto estima.
Não se esqueça de comentar o que você achou, vou amar saber. E se você tiver mais alguma dica que eu não tenha incluído no post, deixa aqui embaixo! 

 Instagram: @lethcalisto | Pinterest: lethcalisto | Tumblr: Aninha 


You Might Also Like

2 comentários

  1. Curtindo muito esse blog!! Dicas ótimas principalmente para esse frio em que estamos, para mim o mais difícil é ficar longe das fontes de calor :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Vinícius, fique feliz que esteja gostando. Volte sempre! 😊

      Excluir

Popular Posts